DEU NA TRAVE

Por Dartagnan da Silva Zanela


Mais uma vez a casta política venceu. Nos pênaltis, mas venceu. E venceu, como bem nos lembra o professor Olavo de Carvalho, utilizando-se da mesma tática de sempre: isolando as massas de suas anêmicas e despreparadas lideranças.

Aliás, desde os tempos de Sun Tzu é sabido que a escolha do local duma batalha (ou duma negociação) é um dos fatores determinantes para a obtenção da dita cuja da vitória. Quem escolhe o local, naturalmente, tem uma grande vantagem em seu favor.

(E, penso eu, não precisamos dizer nada a respeito da importância do preparo das lideranças, não é mesmo?)

Por isso, diante dessa constatação, ocorre-me uma dúvida: e se, ao invés dos líderes dos caminhoneiros terem ido para Brasília negociar, tivessem feito as raposas do Planalto central descerem até eles?

Escolhendo o local para as negociações, imagino eu, o desfecho desse entrevero poderia ter sido bem diferente, tanto para o bem, como para o mal.

Já pensou se a tigrada do estamento burocrático tivesse que negociar com os caminhoneiros numa bodega de beira de estrada tomada por caminhões e carretas? Pensou? Eu sim. E todos os cenários que imaginei foram tão interessantes quanto divertidos.

Pois é, mas não foi isso que aconteceu não e, bem provavelmente, uma cena assim será algo que dificilmente um dia iremos testemunhar nessas terras de Pindorama.

Fazer o quê? Faz parte da nossa brasílica vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSENSÍVEL! FASCISTA! TAXIDERMISTA!