E A DITA>>>DURA COMO FICA?

Por Dartagnan da Silva Zanela


Todo olhar contemporâneo voltado para os idos dos governos militares é enviesado. Praticamente todos os olhares. Todos.

Uns olham para o tempo dos presidentes Marechais e Generais com grande saudosismo, outros os veem como uma espécie sucursal do inferno; uns idealizam seus feitos, outros idealizam os seus malfeitos, porém, raros são aqueles que procuram avaliar com um mínimo de serenidade, e com o devido distanciamento, esse período de nossa história.

Por isso, a pergunta que não quer calar - e que devemos fazê-la para nós mesmos, não para os outros – é a seguinte: o quanto de nosso tempo e energias utilizamos para compreender, sem idealizar ou demonizar, esse período de nossa história recente? Quanto?

Pois é. Só o fato de prejulgarmos esse período com base em emoções previamente formatadas reflete o quanto que ignoramos a realidade a respeito dessa época da nossa história. Época que, em alguns, causa repulsa e, em outros, admiração.

Se nos consideramos plenamente cônscios daquilo que sentimos, e imaginamos conhecer, como sendo a “verdade histórica a respeitos dos governos militares”, sem ter lido, ao menos, uns cinco livros a respeito do período é, no mínimo e com o perdão da palavra, uma temeridade, principalmente se somos daqueles caiporas que adoram mandar os outros estudar. Mandar os outros estudarem aquilo que não nos demos ao trabalho de respeitosamente conhecer.

Enfim, reflitamos sinceramente sobre isso, se assim o desejarmos. Reflitamos bem antes de advogarmos em favor disso ou daquilo e, principalmente, antes de ficarmos dando bronca aqui e acolá com pose de ignorante doutamente diplomado.

E é só. Fim do causo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSENSÍVEL! FASCISTA! TAXIDERMISTA!