COM TEMOR E TREMOR

Por Dartagnan da Silva Zanela


[1] Certa vez, Nelson Rodrigues, quando foi perguntado sobre qual conselho daria aos jovens, disse, laconicamente: “jovens! Envelheçam”. Ao que parece, boa parte da galerinha entendeu: jovens! Envileçam. Pois é. Aí deu no que deu.

[2] O ignorante, presunçoso e revoltado, sempre é um carniça que idealiza o seu rancor estupidificante, pintando-o duma forma tal que sua baixeza nada original possa ser apresentada, para si e para ou outros, como se fosse uma espécie de virtude incompreendida.

[3] O perigo mora onde o rancor e o ódio passam a ser organizados e justificados por uma ideologia. Quando isso ocorre, o rancor e o ódio travestem-se de vitimismo para poder, fantasiado assim, exercer de maneira desmedida e histérica todo e qualquer ato violento e de vingança, como se esses fossem a manifestação da encarnação da mais excelsa justiça.

[4] Creia em Deus com temor e tremor; e descreia das potestades estatais e das multidões com o mesmo tremor e temor.

[5] Quanto a imaginação moral está corrompida não há possibilidade alguma da sociedade e suas instituições não serem o trem excrementício que são.

[6] Se não somos capazes de imaginar uma situação melhor ou pior que a atual isso é um claro sinal de que não estamos compreendendo claramente o mundo em que vivemos e, muito menos, podemos afirmar com relativa segurança que sabemos quem somos e o que deveríamos fazer nesse mundo confuso.

[7] O Brasil é um manicômio. Um manicômio onde ninguém é louco o bastante pra assumir a responsabilidade por toda a zorra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSENSÍVEL! FASCISTA! TAXIDERMISTA!