INOVAR É, MUITAS VEZES, PERIGOSO


Por Dartagnan da Silva Zanela


Em matéria de educação, ser conservador sempre foi - e sempre será - uma atitude responsável, saudável, prudente e, por isso mesmo, uma atitude sábia.

Agora, todos aqueles que se apresentam com um punhado de badulaques pedagógicos, inovadores e revolucionários, podem até, em alguns casos, ser bem intencionadas, mas, infelizmente, geralmente acabam agindo de modo irresponsável.

Detalhe: tremendamente irresponsável, porque qualquer um que transforme o outro em cobaia involuntária é isso: irresponsável.

E, assim procedem porque, literalmente, na maioria dos casos, esses indivíduos não sabem o que estão fazendo.

E tem outra: bem provavelmente, não irão querer saber de se responsabilizar pelos frutos pútridos de sua enfermada semeadora embalada por modismos intelectuais irresponsáveis.

Em muitos casos isso acontece porque não mais estarão presentes aqui nesse mundo para responder pelos seus feitos, como é o caso de Paulo Freire e tutti quanti.

Pois é. Hoje estamos colhendo os frutos dessa triste semeadura em nosso país. Imagine só como serão as colheitas, na sara educacional, das próximas décadas. Imaginou? Eu, infelizmente, já imaginei e, confesso: me assustei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSENSÍVEL! FASCISTA! TAXIDERMISTA!