NOTAS, NOTINHAS E BORRÕES


Por Dartagnan da Silva Zanela


[1] Cobrar fidelidade partidária das figurinhas públicas em nosso triste país é similar a imagem de prostitutas exigindo dedicação exclusiva, com juras de amor eterno, de seus fregueses.

[2] Quando mais o caipora incensa a si mesmo, mais fétida é a latrina de sua vida.

[3] Sujeitar-se a posição dum capacho, por necessidade, é vergonhoso, mas compreensível em muitíssimos casos; agora, colocar-se graciosamente nessa posição, de puxa-saco de primeira grandeza, somente pra chamar a atenção de seu amo e senhor é, definitivamente, o suprassumo da humilhação. O fim da rosca.

[4] Infelizmente, as lições mais simples da vida - que, por sua deixa, acabam sendo as mais importantes - são justamente aquelas que nós mais dificilmente aprendemos, por pura tonguice.

Uma delas, que considero imprescindível, é aquela que nos ensina que a diferença fundamental que há entre um sábio e um idiota é que o primeiro teme ser um tonto, enquanto o idiota preocupa-se visceral e unicamente em não parecer com um.

Bem, lamentavelmente, nos preocupamos pra caramba, feito bocós de mola, com a autoimagem que temos de nós mesmos e, é claro, com o que os outros irão dizer a respeito disso ou daquilo que supostamente somos.

Enfim, é muita tonguice presunçosa, fantasiada de afetação de superioridade, clamando pra ser levada a sério.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSENSÍVEL! FASCISTA! TAXIDERMISTA!