TINTEIRO POLITICAMENTE CORRETO



Por Dartagnan da Silva Zanela


[1] Se há uma luta em que o homem moderno, com suas modernices, empreende todos os seus esforços é na peleja contra o envelhecimento.

Só por Deus! Faz-se tudo, qualquer sacrifício besta, em nome da preservação duma casca jovial, duma tola aparência juvenil.

É tanto esforço para evitar o inevitável que, por pura vaidade e tonguice, esses infelizes que vivem buscando o tal do equilíbrio perfeito terminam, como tudo e todos, envelhecendo, porém, sem amadurecer, envilecendo.

[2] Gente modernosa é uma chatice do princípio ao fim mesmo. Essa turma, mesmo com todos os seus salamaleques, as vezes até são capazes de duvidar da sinceridade daqueles que os bajulam, porém, sacumé, por causa da disgramenta da vaidade, eles jamais, jamais, duvidam das adulações que lhes são feitas.

Ao contrário do que ensina Santo Agostinho, eles preferem mil e uma vezes os canalhas que os bajulam que aqueles que os criticam, tamanho é o seu amor pelo que corrompe o caráter, tão grande é o seu desdém por qualquer coisa que possa ajudá-los a ordenar a sua conturbada alma.

[3] No Brasil contemporâneo, pessoa crítica – criticamente crítica – é aquele que vive, ou sonha viver, de alguma benesse ou sinecura estatal.

Na atualidade tupiniquim, egoísta, reacionário, retrogrado e pererê, são todos aqueles que, duma forma ou doutra, o Estado e seus parasitas extraem - sugam feito vampiros - todas as forças e recursos mais que necessários para uma pequenina corriola bem viver.

[4] Existem problemas de ordem social. Sim, eles existem, e demandam uma solução. Ninguém nega isso. O problema é que os tais “problemas sociais”, na sociedade contemporânea, acabam se tornando um refúgio confortável para uma multidão de consciências ideologicamente deformadas que, dum modo geral, não foram, e não são, capazes de resolver os seus próprios problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSENSÍVEL! FASCISTA! TAXIDERMISTA!