NOTAS DUM DIÁRIO SEM CAPA E SEM DATA – página 15



[1] Na vida, as dificuldades não são elementos acessórios. Elas são a própria vida. Negá-las é rejeitar os elementos que são propriamente os alicerces da formação da personalidade humana, do caráter dum indivíduo. Fugir dos enfrentamentos, das batalhas do dia a dia, seria simplesmente a recusa infantil ao cumprimento do dever de sermos alguém que abraça suas labutas de cada dia.

[2] Se o caboclo vem pro teu lado com aquele papo furado de “direita radical", ou com aquela conversa fiada de "extrema direita", pode ter certeza de que o infeliz tem muita, muita merda na cabeça. Tanta merda que chega a vazar pela boca e escorrer pelas orelhas.

[3] Cidadania, em si, não funda-se na reivindicação da ampliação dos nossos amados e idolatrados direitos.

Sim, isso faz parte do babado, mas está longe de ser a sua essência.

Antes de qualquer coisa, cidadania é serviço, dedicação ao bem comum. Cidadania é procurar auxiliar os nossos concidadãos que padecem dalguma necessidade e, também, se preciso for, sacrificar-se por amor a comunidade dos iguais que, no fundo, é a verdadeira cidade a qual pertencemos.

Bem, não há dúvida alguma que existem inúmeros caboclos engajados, envenenados até a medula com toda ordem de sandices ideológicas, que não serão capazes de entender a beleza e simplicidade disso. Não há mesmo.

Mas, sinceramente, entendo que isso, para muitos, não seja considerado a base da dita cuja da cidadania, mas, com toda certeza, é o mínimo necessário para qualquer um ser uma pessoa minimamente decente.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSENSÍVEL! FASCISTA! TAXIDERMISTA!